Em 2021, foi lançado o primeiro Edital #OcupaManaPorJustiçaReprodutiva, com o objetivo de apoiar grupos de adolescentes do gênero feminino (cis e/ou trans) de diferentes regiões do Brasil. A proposta era incentivar a criação de ações artivistas e de comunicação digital sobre temas como Justiça Reprodutiva, direitos sexuais e direitos reprodutivos.
Três grupos foram contemplados com financiamento e mentoria quinzenal oferecida por organizações parceiras. Cada grupo desenvolveu um projeto original, combinando arte, comunicação e engajamento político.
Propostas contempladas:
Projeto Ciclo de Amor – Girl Up Nise da Silveira – Rio de Janeiro (RJ)
O grupo promoveu rodas de conversa com distribuição de bioabsorventes e lançou um eBook educativo sobre saúde menstrual.
Conheça o projeto: @ciclodeamor.projeto
Acesse o eBook: Clique aqui
Série “Senta e me Escuta” – Grupo Audácia Delas (Bahia)
Minissérie com entrevistas de mulheres negras do interior da Bahia sobre autoimagem e corpo, intercaladas com intervenções artísticas. A mentoria é de Ellen Vieira, obstetriz, do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. Assista:
Ep. 1 | Ep. 2 | Ep. 3 | Ep. 4
Podcast – Amigas do Complexo do Morro da Cruz (Rio Grande do Sul)
O grupo produziu 2 episódios de podcast, um sobre saúde sexual e reprodutiva, menstruação, métodos contraceptivos, aborto e nossas experiências políticas no tema e outro sobre como o racismo afeta nossa autoestima e nossas escolhas. A mentoria é de Leina Peres, secretária executiva da Rede Feminista de Saúde.
